Concurso "Viajando na Leitura 2022" - 2.º Período - Modalidade: Comentário

O Estranho Caso do Cão Morto, de Mark Haddon

 

A meu ver, o romance “O Estranho Caso do Cão Morto” é cativante, dramático, empolgante e tocante. É um livro que cativa até ao fim, pois quando iniciei a sua leitura não conseguia parar de o ler pelo facto de ser tão interessante.

Adorei esta narrativa, visto que aborda um assunto muito delicado na vida de certas pessoas, o autismo, que é sofrido pelo personagem principal, o Christopher. O autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico, que gera alterações na comunicação, na interação social e no comportamento de uma pessoa. Este livro demonstrou-me o quanto uma pessoa que sofre de autismo pode ser corajosa, determinada e muito inteligente, como Christopher. Penso que pode ser uma grande ajuda para pessoas que sofrem deste transtorno, uma vez que nos encoraja a vencer os nossos medos e obstáculos, tal como Christopher que teve a coragem de viajar para Londres completamente sozinho e enfrentou muitos desses medos durante esse percurso. Eu, pessoalmente, gostei muito do facto de este jovem achar que a sua mãe estava morta, mas, na verdade, encontrava-se viva, pois adiciona um drama esplêndido ao romance e, para mim, esse foi o maior mistério descoberto em toda a narrativa. Para além de achar esta história muito interessante, também adquiri vários conhecimentos matemáticos ao longo de todo o livro e até aprendi sobre espécies que não fazia ideia que existiam nas páginas 105 e 106. Agrada-me a maneira como o romance foi escrito, especialmente os capítulos terem sido numerados de acordo com a paixão de Christopher por números primos, achei muito criativo, e vou atrever-me a dizer que, como o livro foi narrado na primeira pessoa, faz-nos sentir um bocado dentro da mente de uma pessoa autista.

Em suma, esta obra fez com que eu conseguisse entender melhor as pessoas autistas e como funciona a mente delas, permitiu-me também concluir que a mente é muito poderosa e gera uma grande influência sobre nós, pois ela é que nos governa, e o estado mental de uma pessoa é muito importante para a sua vida. 

Francisca Pereira, 8.ºB




O planeta limpo do Filipe Pinto, Filipe Pinto e Narciso Moreira

    "O planeta limpo do Filipe Pinto", da autoria de Filipe Pinto e Narciso Moreira cativa-nos para a leitura, consciencializando-nos para a preservação do meio ambiente.

    Tobias, Tita, Julieta e Micas viajam para o planeta imaginário de Filipe Pinto e ensinam-nos a poupar água, a reciclar, a proteger a floresta e em que consiste a vermicompostagem, entre outras coisas.

    Com este livro, o leitor terá a oportunidade de conhecer os recantos e encantos da floresta e perceberá as más ações dos seres humanos no planeta.

    Concluindo, aconselho a leitura deste livro porque, com ele, adquirimos conhecimentos sobre o meio ambiente além de ficarmos encantados por entrar no planeta imaginário do Filipe Pinto.

Francisca Rodrigues, 6.ºB


Sem comentários:

Enviar um comentário