Histórias da Ajudaris 2021


Se eu fosse um pássaro

Se eu fosse um pássaro, seria colorido, com plumagem azul e preta, um bico longo para apanhar peixes nos rios e nos mares e seria um apaixonado por viagens.

Voaria pelo mundo até as minhas asas se cansarem, exploraria terras, vilas e cidades. Viajaria pela Europa e iria da Ásia até às Américas, passando por África, Oceania… enfim, seria um pássaro curioso que gostaria de viajar e conhecer o mundo. Sobrevoando as florestas mais extensas e as mais pequenas, as cidades mais habitadas e as aldeias mais isoladas, tomaria contacto com as mais variadas culturas dos diferentes países dos vários continentes. E, quando a minha jornada terminasse, estaria cansado, mas ao mesmo tempo muito feliz por concretizar um sonho meu e de muitas pessoas – conhecer o mundo. Por outro lado, sentir-me-ia bastante triste e preocupado com tudo o que está a acontecer no Planeta. Tomaria maior consciência de que estamos a viver uma era em que ocorrem grandes alterações climáticas, por ficar encharcado nas várias chuvadas por que passaria, com as minhas penas coladas de petróleo nos mergulhos nos oceanos e muitas vezes com as patas presas nos plásticos e nas redes que inundam esses mares. Nesses momentos de aflição em que me debateria com o plástico abandonado pelos humanos, aperceber-me-ia de que o mundo está cada vez mais poluído e de que é urgente parar para que a Mãe Natureza não sofra mais.

Assim, ao longo desta maravilhosa viagem ficaria, muitas vezes, receoso pela minha vida e pelo futuro do Planeta, porém esperançoso que os seres humanos tomem consciência a tempo da gravidade da situação e usem a sua inteligência para salvar o Planeta Terra, que é de todos.

 

6.ºA

Professora Alice Ribeiro

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário