Concurso "Escrever é viver- textos juvenis em tempo de pandemia"

 Concurso "Escrever é viver"

Como tudo aconteceu

Tudo mudou repentinamente. Começámos a ver cada vez mais notícias acerca do novo vírus e a ficarmos cada vez mais assustados… Novo vírus ou um que tinha voltado a atacar? De algo tenho a certeza: voltou com toda a força.

Olá! Eu sou a Maria João, vivo em Barroselas, pequena vila do concelho de Viana do Castelo, sou uma aluna do 9º ano e a minha vida deu uma volta de 180 graus desde o último ano. Toda a gente sofreu com esta pandemia mundial. Pessoas que tinham ainda a vida a meio faleceram, casos aumentam todos os dias, a proibição da nossa vida continuar normalmente… tudo nos foi arrancado e causou um impacto e uma dor mais forte do que uma faca a ser arrancada do peito. Posso parecer exagerada, porém, é isso mesmo que quero ser! Esta pandemia é um assunto muito mais delicado e frágil do que parece.

Muitas pessoas minhas conhecidas disseram-me:

«Sabes Maria… toda a gente diz mal do Covid, mas, a verdade é que com a quarentena aprendi muitas coisas novas!»

A minha reação a isto foi: «Boa, mas, não as poderias ter aprendido sem o Mundo estar a sofrer uma pandemia mortal?»

ATENÇÃO: não estou a julgar as opiniões de ninguém porque eu mesma posso contar a minha «versão da história» de março de 2020.

*ligo a televisão*

«Jornal afirma que 1º contágio da covid-19 na China foi em novembro.»

Eu: Ui! Outro vírus… que bom.

Pai: Tinha de vir da China.

Mãe: Tu não comeces também.

Eu: Vou mudar de canal, pode ser?

Pai: Shiiu! Quero ouvir.

--------------------------------------Passado algum tempo----------------------------------------------

«Escolas irão fechar por apenas duas semanas devido ao número elevado de contágios do novo Covid-19.»

Eu: Olha que bom! Duas semanas para eu dormir mais! Afinal este covid ainda vai ser nosso amigo!

«Alunos irão começar a ter aulas online devido ao covid-19.»

Mãe: Eu já sabia que isto ia acabar por acontecer…

Eu: Sabias? Olha, eu já não estou a gostar muito disto. Não deve ser por muito tempo, também.

Pai: Não te fies nessa, Maria.

Pois é! Acabámos o 3º período com aulas online. Já não estava muito bem mentalmente em relação a isto. A minha família começava a ser infetada e a minha preocupação só aumentava.

2021 chegou! «2021 VAI SER UM ANO MELHOR»- ouvia eu repetidamente. Já não existiam grandes expectativas da minha parte. Tudo parecia vago e a minha vida estava cada vez mais escura e longe de encontrar um raio de luz.

Voltaram as aulas presenciais, no entanto, pouco tempo depois de 2021 ter começado, outra notícia chocou todos. Alunos vão para casa de novo durante uma semana! Ao ver aquilo pensei: «quem é que eles querem enganar com uma semana? Oh meu Deus.» Eu estava certíssima! Ficámos um mês em casa a ter aulas online e neste momento estamos na escola de novo… será que vai ser definitivo? Ninguém sabe.

Mas com isto, eu só queria mostrar os meus sentimentos ao longo da pandemia. Mudou bastante, certo?

Para que fique bem claro, eu não me tornei numa pessoa infeliz! Felizmente, ainda tenho as pessoas que mais amo ao meu lado e espero que elas não me deixem agora. De algo eu tenho a certeza: a pandemia fez-me repensar em muitos acontecimentos e possíveis cenários futuros… pensei, pensava e penso. Neste momento, eu só quero que as pessoas que me rodeiam estejam bem e que possam fazer as suas atividades e o que gostam sem guardas a mandarem-nas colocar a máscara ou afastar-se mais um pouco dos seus amigos. Eu também mudei muito com tudo isto. Sou agora uma pessoa muito mais madura e consciente, no entanto, acho que estou a crescer rápido demais, mas é o que tem de ser!

Eu também tenho medo e sinto-me mal por estar a perder a parte da minha vida que era suposto ser «o highlight de tudo». Estes anos que estou a passar fechada eram para ser os melhores? Bom, acho que não estão a ser, mas vou tentar vivê-los mais tarde e aproveitar ao máximo o facto de ainda estar viva.

No final, posso sempre dizer aos meus netos que sou uma sobrevivente do Covid-19 e espero seriamente que eles fiquem admirados e orgulhosos de mim porque isto não está a ser muito fácil.

 

Maria Felgueiras  9.ºD

 

Sem comentários:

Enviar um comentário