Concurso "Escrever é viver- textos juvenis em tempo de pandemia"

 

Concurso "Escrever é viver- textos juvenis em tempo de pandemia", uma iniciativa do Instituto Multimédia.

 

O menos esperado

Éramos felizes e não sabíamos. Vivíamos o nosso dia-a-dia da maneira que melhor entendíamos mas não dávamos tanto valor à nossa liberdade como damos agora.

Um vírus mundial intitulado “Covid-19” apareceu na vida das pessoas, de uma maneira brusca e estranha. Causa vários sintomas graves e pode até levar à morte e, para o impedimento do contágio, somos obrigados a usar uma máscara sempre que saímos de casa. Bastantes coisas mudaram, apesar de não parecer. As escolas fecharam, os produtos do supermercado começaram a esgotar, os locais de convívio fecharam, vários setores foram afetados e o perigo era cada vez maior.

Com as escolas fechadas, as aulas tinham de continuar a decorrer e por isso, o auxílio das tecnologias foi importantíssimo, pois as aulas passaram a ser online. As pessoas não podiam trabalhar nem receber o seu salário e foi aí que as coisas complicaram: muitos problemas financeiros vieram à tona.

O meu dia-a-dia, como aluna, foi divertido ao princípio mas, passado algum tempo fartei-me de estar sempre a olhar para o ecrã de um computador, não poder falar com os meus amigos cara a cara, e não poder fazer aquilo de que mais gosto: dançar acompanhada. Eu acordava por volta das 07:30h; vestia-me, tomava o pequeno almoço e preparava-me para as aulas; tentava concentrar-me o mais que podia; no final do dia fazia os meus trabalhos de casa e, ao longo deste período de confinamento, fui fazendo algumas tarefas domésticas para ajudar a minha família.

No início, a minha comunicação com os meus amigos diminuiu, mas depois foi voltando ao normal, pois aquilo era algo novo para toda a gente! Aproximei-me um pouco mais da minha família e aprendi a aproveitar melhor o tempo. Mas, também há um lado negativo. Com a utilização frequente dos média, tornei-me demasiado dependente do telemóvel. O meu telemóvel, era o que me permitia manter o contacto com os meus amigos e familiares e, agora, tornou-se uma espécie de vício que ando a tentar superar.

Uma das coisas que mais me motivava nas aulas online era o meu melhor amigo: o meu gatinho, o Júpiter. Com ele desabafo quando preciso e, para mim, basta só olhar para ele que vejo paz e alegria! Mas bem, por vezes também tinha de me distrair de toda esta situação sem ser com o meu gato e, para exprimir os meus sentimentos, eu dançava, cantava, ouvia música e fazia exercício físico. Mas, muitas vezes também me entretinha a ver vídeos e a falar com os meus amigos a partir de videochamadas e jogos.

Foram tempos difíceis. O medo de não poder ser atendida no hospital, pois estava tudo ocupado, era o que mais me preocupava. Felizmente, grande parte do problema parece estar a resolver-se com a vacinação da população, e no dia-a-dia as pessoas estão a poder voltar a trabalhar, ter os seus salários e ter melhores condições de vida.

 

Diana Sofia Martins Dias 9.ºD

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário