Contornos da Palavra | Encontro com a escritora Conceição Dinis Tomé e alunos dos 6 e 7º anos.

Com o seu meigo sorriso e a sua doce voz, a autora do “Caderno do Avô Henrich” rapidamente captou a atenção do jovem público, referindo-se à génese desta sua obra, que tem como grande tema o Holocausto e que foi objeto de leitura orientada na disciplina de Português e/ou Educação para a Cidadania.
Escrita com grande sensibilidade, a história centra-se em Henrich e Jósef, dois amigos que se conheceram em Varsóvia, na Polónia, no início da II Guerra Mundial, e que conseguiram manter a sua amizade, apesar de separados pelos horrores do conflito.
Ao longo da sua exposição, a autora relacionou a ação e as personagens da obra com factos e pessoas da época, de modo a transmitir aos alunos uma pequena noção deste período negro da história da humanidade que ninguém gostaria de ver repetido. Também realçou a importância da leitura, mostrando como o amor pelos livros e a capacidade humana de criar beleza são essenciais para compreendermos melhor os outros, para nos conhecermos melhor e para sermos mais justos, promovendo assim a paz entre os povos.
No final da sessão, e num clima de grande empatia, os alunos colocaram várias questões à escritora, às quais esta prontamente respondeu com toda a sua peculiar simplicidade e simpatia.
De salientar também o primoroso cenário alusivo ao Holocausto concebido pelos alunos dos 6º e 9º anos, com orientação dos respetivos professores de Educação Visual, António Neiva e Rui Santos, que a todos impressionou e transportou para o contexto da obra. 










Sem comentários:

Enviar um comentário