27 de janeiro | Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto



Esta comemoração, instituída pela ONU em 1 de novembro de 2005, tem como objetivo lembrar a data de 27 de janeiro de 1945, quando o Exército Soviético libertou as pessoas que estavam no maior campo de concentração do regime nazi em Auschwitz na Polónia.
Todos os anos o secretário-geral da ONU traz uma mensagem em memória das vítimas do holocausto, lembrando os horrores e realçando a importância do respeito pelos Direitos Humanos  na sociedade.
Origem do Holocausto
A origem do Holocausto assenta na ideia racista do regime nazi, que pregava a superioridade da raça ariana, não podendo esta misturar-se com outras raças consideradas inferiores como os judeus, negros, homossexuais, deficientes…. sendo que estes eram vistos como inimigos a eliminar para que houvesse apenas uma raça superior.
A reafirmação deste pensamento levou ao extermínio de milhões de judeus, pelo regime nazi, durante a IIª Guerra Mundial em toda a Europa. Os judeus e grupos de minorias, incluindo crianças, eram levados para os campos de concentração, onde eram torturados, humilhados e por fim exterminados.
Técnicas de Extermínio
Utilizando de técnicas científicas, os nazis levaram os judeus (e outros grupos minoritários) para campos de concentração, onde, após grande sofrimento, eram assassinados, na grande maioria por câmara de gás e, noutros casos, a morte acontecia por fuzilamento.
Após o extermínio, os corpos eram cremados em fornos crematórios e/ou em crematórios ao ar livre.
Um dos maiores campos de concentração era o de Auschwitz na Polónia, onde em apenas 3 dias morreram mais de 22 mil judeus.
Foram registadas cerca de 6 milhões de mortes nos vários campos de concentração.

A BE deixa aqui algumas sugestões de leitura ou de filmes sobre esta temática. 



Sem comentários:

Enviar um comentário