Projeto Ler+Jovem | Tertúlia de Natal na Biblioteca Escolar



Mais uma tarde memorável, de partilha de Leituras e de Afetos, eximiamente relatada pela docente Rosa Cruz.
"O Projeto Ler+Jovem, orientado pela professora bibliotecária e pela docente de Português, Rosa Cruz, está a revelar-se uma excelente medida de complemento curricular. Num cenário envolto em livros – está em curso a Feira do Livro na BE – a turma 10 A compareceu pontual e prontamente para dar conta do prazer da descoberta da POESIA, no que ela tem de belo e tocante, desafiando os seus parceiros da APRB, que não se fizeram rogados e retribuíram com eloquentes e preciosas rimas, de cunho pessoal, numa magnífica porfia poética. Foi um momento inspirador!

Aconteceu em 14.12.2016, numa sessão que voltou a suplantar expectativas. Voltou, porque constituiu já o 2.º encontro intergeracional, no âmbito do presente projeto.

Imbuídos pelo espírito de Natal, jovens e seniores cintilaram (quais luzinhas do pinheiro!), impelidos por uma profunda comunhão ateada pela poesia, pela palavra e pelo afeto, pela partilha, pela alegria e pela cortesia e civismo.

Assim, pelas vozes juvenis destes aprendizes, escutou-se Miguel Torga, num arremesso contra o “tal das tranças só porque ele não gostava de crianças”; Joaquim Pessoa e as suas Cotovias querendo voar como a PALAVRA até ao coração dos homens que sempre A procuram; Nuno Júdice, numa pungente oração “pelas almas que hesitam nas encruzilhadas”; Fernando Pessoa, numa divertida alusão ao Natal com neve de convenção que lhe enregela os pés.

Em troca, escutou-se, pelas vozes ufanas e calorosas das senhoras D. Isabel e D. Fernanda, o “Soneto a quem gosta de crianças”, “A Estrela Cadente”, o “Encontro com Jesus Menino” e “O Natal de Outrora”. Era a maturidade puxando pela inexperiência, insuflando-lhe, pelo exemplo, o culto da Vida com Arte e Afetos.

A professora bibliotecária não resistiu ao entusiasmo e partilhou a leitura do poema “A Palavra mais bela” da autoria de Adolfo Simões Müller, que questiona “Para quê perguntar se tudo, tudo, /  diz Natal, diz Natal e diz Natal?!”.

Tratou-se de um glorioso confronto entre clássicos consagrados e virtuosos bardos de inspiração popular que resultou num solene e digno empate, sem faltas nem cartões vermelhos.

Breve, sereno, mas intenso e vibrante, foi este diálogo entre gerações assim como harmonioso o diálogo entre textos. O saber de experiências feito acolhido pelo saber ainda a desabrochar, num esplendor de cumplicidade e de Poesia.

E houve exibição de filmes: um apontamento reflexivo, em vídeo, sobre a solidão dos mais idosos, oferecido pelos jovens, e uma mostra das [suas] atividades ocupacionais, em que sobressaía o brio e a técnica dos ofícios, oferecida pelos seniores.

E houve troca de presentes: do lado júnior, um bombom a quem adivinhasse o provérbio que lhe saiu na rifa; do lado sénior, a chegada da Mãe Natal da APRB com um saco cheio de coisas doces tão fofinhas.

E houve sorrisos, e houve abraços. Uma verdadeira massagem ao espírito num clima especialmente caloroso!

“Embora ainda não tenha chegado o dia, para mim, hoje, já foi Natal” – confessou o aluno Lucas Cruz, visivelmente satisfeito.

A semente é boa e o terreno fértil. Por certo, o Menino Deus, afeiçoado à graça e à sabedoria, cobrirá de bênçãos estes jovens (e quem os orienta e apoia) e os seus mais experimentados parceiros. E o Projeto Ler+ Jovem progredirá fecunda e tranquilamente."
 Feliz Natal 2016 a todos!




Sem comentários:

Enviar um comentário