Semana das Leituras - de 22 a 26 de fevereiro

À conversa com Pe. Fernando Ferreira e
 alunos do 10.º ano  
Padre Fernando Ferreira engrandece Semana das Leituras na Escola de Barroselas
90 Minutos de ouro na semana dos ELOS DE LEITURA
O ato de criação poética: um estímulo para a superação das limitações do SER, porque
«A linguagem é a casa do Ser» (Heidegger)
e
«Um poema faz-se de tudo…» (Fernando Ferreira)

A escola é, para além de tudo, um legado de intensos afetos, como ficou comprovado no dia 24 de fevereiro de 2016. No seu regresso ao lugar onde há oito anos terminou um ciclo de 15 anos consecutivos de docência dedicada e profissionalismo, “mantém inalterável o seu bilhete de identidade”. Recebemo-lo com regozijo e expectativa e retribui-nos com sabedoria cheia de humildade, ductilidade, serenidade e humor quanto baste. P.e Fernando Ferreira apresentou-se a uma plateia de jovens de 10.º ano como homem, sacerdote, professor, pensador e poeta.
Exímio captador de paradoxos – dizemos nós – apropriou-se do mote da 7.ª edição dos «Contornos da palavra» e explorou com os alunos a plurissignificação do vocábulo «contorno(s)». Subtilmente, exortou-os com o desafio de hermenêutica assente na máxima de Heidegger: «A linguagem é a casa do SER»: o Ser em si versus o Ser aí, fazendo aparecer os conceitos de Humanismo e Comunhão que estão subjacentes ao segundo termo do Ser. E de repente, aí estava o tema dos «Elos de leitura».
Escutamos «Nascimento» da sua própria autoria, sobre o ato de escrita e a aventura implícita na “possibilidade do poema”. Toda a inspiração – disse – nasce de experiências interiores do transcendente, um fenómeno que, tem a certeza, acontece a todos. Saltaram à praça outras palavras, jogadas pela plateia atenta, para compor os traços dessa musa; e veio a pena, o talento, a convicção, a emoção, a intervenção. Anuiu e aplaudiu. Corroborou com Pablo Neruda e a capacidade demolidora da poesia e convocou Ricardo Reis persuadindo-nos à autenticidade «Põe quanto és no mínimo que fazes». (...). Continua a ler AQUI
RosaCruz

A Biblioteca é um lugar de comunicação, de partilha de saberes, mas e também um lugar de afetos, de memórias... E, como há pessoas que por cá passaram que jamais poderemos esquecer, porque são grandes referências e autênticas "bibliotecas", convidámos o professor Fernando Ferreira, aposentado do ensino há 6 anos, para vir falar com os alunos do 9º (EV) e do 11º ano, no âmbito da disciplina de EMRC, acerca das suas leituras e da sua escrita, designadamente da sua mais recente criação "Itinerário espiritual de Santa Gema Galgani".

Puro momento de reflexão espiritual.
Deambulação na Biblioteca de ícones/personagens da cultura francesa. Tivemos uma entrevista a"Coco Chanel" e a visita de Tintin, Luky Luke, Les frères Dalton, Zinedine Zidane...

Sem comentários:

Enviar um comentário