Dia da Internet Segura | Safer Internet Day

Com o objetivo de promover a utilização mais responsável e segura da Internet, foram desenvolvidas, ao longo de duas semanas, várias sessões de sensibilização, abarcando os diferentes níveis de escolaridade do Agrupamento.
Assim, no dia 4 de fevereiro, as turmas do 2.º ciclo visionaram vários vídeos na Biblioteca a partir dos quais foi lançada a discussão, orientada pela docente de Informática, Glória Miranda, em torno do tema escolhido para 2016; "Faz a tua parte por uma Internet melhor".

 
Os Pais e Encarregados de Educação foram também convidados para participarem na ação  de formação"Comunicar em Segurança", que decorreu na escola-sede no dia 12 de fevereiro, às 21h, dinamizada pelo  Engenheiro José Augusto Rosa, voluntário da Fundação PT, que partilhou conhecimentos essenciais para uma utilização mais consciente da Internet e alertou para os perigos associados a um mau uso das redes sociais. Apesar do insistente apelo do Presidente da Associação de Pais à participação, o número de presenças foi inferior ao expectável, quiçá devido à chuva intensa ou ao clássico jogo Benfica/Porto a decorrer em simultâneo... Mas apareceram os mais corajosos e avisados, para os quais "valores mais altos se alevantam", como diria Camões. E ficaram, por certo, mais preparados para orientarem  e supervisionarem os seus educandos neste domínio.









A ação pedagógica junto dos alunos do 9.º ano e do Ensino Secundário decorreu no dia 16 de fevereiro e ficou a cargo de Inspetores da Polícia Judiciária, designadamente Dr. Carlos Amaral, Dr. Jorge Barreiro e Dra. Marlene Vilaça, sendo de destacar a sua excelente prestação, pois com toda a simpatia e o maior profissionalismo motivaram a assembleia, partilhando conhecimentos e experiências essenciais com as quais alertaram para a importância  de uma utilização segura e responsável da Internet e das Redes Sociais.

Quanto à intervenção junto dos alunos dos 7.º e 8.º anos, há que destacar também o excelente desempenho da turma do 12.º ano, que integra alguns alunos da Associação de Estudantes. Nas aulas de Informática, com a orientação da respetiva professora, Glória Miranda, elaboraram diferentes recursos alusivos, em particular, aos temas "Redes Sociais", "Cyberbullying" e "Jogos". A partir destes, lançaram o mote para a discussão. Foi uma excelente oportunidade para os alunos de níveis mais elevados poderem partilhar os seus saberes e experiências junto dos mais novos, desenvolvendo a sua capacidade de comunicação oral, e, ao mesmo tempo, a Associação de Estudantes pôde responder a alguns objetivos do seu plano de atividades, de índole mais educativa..
 

Graças a esta importante ação pedagógica, todos os participantes, alunos e docentes, ficaram, por certo, mais preparados no que se refere à correta utilização das tecnologias de informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário