Comemorações dos 35 anos do 25 de Abril com os formandos das Novas Oportunidades

À noite, na BE, também foram celebrados os 35 anos do 25 de Abril, os 35 anos de Liberdade, com um programa especial para os alunos dos Cursos EFA e das Novas Oportunidades.

Num ambiente muito agradável, e na presença de formados e de professores, "Renasceram poemas de Abril, em Abril" pela voz de formandos e dos professores Adelino Queirós e António Neiva.

O professor Pinto, dinamizador da Biblioteca e militar em Abril 74, apresentou o programa e animou a Tertúlia "Conta-me como foi...", que contou com a participação de quatro ex-combatentes no ultramar: o professor Mendanha, o Sr. Rogério Pereira e os formandos Francisco Lima e Adelino Lário. Estes convidados especiais partilharam, de forma sentida e comovida, as suas vivências em África, descrevendo os locais que conheceram e recordando o ambiente da guerra colonial assim como os momentos difíceis que viveram e que mantêm bem vivos nas suas memórias.

Depois deste recordar do antes e do pós Abril 74, um momento musical veio animar a sessão.
Cantou-se Abril e a Liberdade através de canções de Zeca Afonso e José Mário Branco, brilhantemente entoadas e musicadas pelos professores Teresa Almeida e Adelino Queirós, desta escola, e do professor aposentada da Escola Secundária de Monserrate, Armando Paz do Vale, que se deslocou expressamente de Afife para partilhar connosco a comemoração da efeméride.

A aluna Mariana Gonçalves (do 12.º ano) distribuiu pelos presentes um poema de Abril da autoria de Manuel alegre apenso aos tradicionais cravos vermelhos, símbolo da revolução pacífica, que trouxe a Liberdade ao povo português.


Sem comentários:

Enviar um comentário