15 de Abril: Encontro com Margarida Fonseca Santos na BE

Tivemos o grande prazer de receber hoje na nossa BE uma escritora de renome da literatura portuguesa infanto-juvenil - Margarida Fonseca Santos -, que, num diálogo vivo e interactivo, conversou com os alunos do 3.º ciclo sobre o seu percurso de vida, sobre a sua actividade literária, sobre livros, leituras e outras temáticas do interesse dos jovens.
Esta actividade, integrada na Semana da Leitura, foi adiada para o dia de hoje por imperativos da agenda da escritora; o que veio trazer mais doçura ao "arranque" do 3.º período.
Não é a primeira vez que a Margarida veio à nossa escola: já nos honrou há dois anos com a sua presença, e os alunos que com ela contactaram, e que frequentam actualmente o Ensino Secundário, guardam dela as melhores referências. Daí a termos convidado de novo a fim de proporcionarmos aos actuais alunos um contacto pessoal e directo com um ser ímpar, que irradia uma serenidade, uma boa disposição e uma felicidade contagiantes, e que considera que o seu maior feito foi ter abdicado de um emprego seguro e fixo para se dedicar inteiramente àquilo que mais gosta de fazer: escrever e contactar permanentemente com os jovens.
A apresentação da vida e obra da escritora ficou a cargo das alunas monitores da BE -Rafaela Ribeiro, Catarina Torre, Marta Neves e Ana Sofia Rego- , que de uma forma sintética e com base num PowerPoint por elas elaborado, se referiram a várias obras da autora, com especial destaque para a nova colecção "7 Irmãos", que a Margarida anda a escrever em colaboração com Maria João Lopo de Carvalho, da qual já foram editados os dois primeiros títulos, e que promete um grande sucesso.
A escritora acrescentou mais dados à sua biobliografia, salientando a influência e o apoio da família na sua escrita para a qual despertou quando começou a inventar histórias para os seus filhos, que estes depois repetiam aos amigos e familiares. Confidenciou também que escreveu o seu primeiro livro em 1993, quando completou 33 anos, e que conta actualmente com mais de 50 obras publicadas, destinadas a crianças, adolescentes, adultos e ainda algumas peças de teatro.
Agradecemos todo o carinho e entusiasmo transmitido aos jovens, que ficaram deveras motivados para lerem mais livros da sua autoria.
A sessão finalizou com a entrega de prémios aos vencedores dos concursos de leitura e do bibliopaper, pelas mãos da autora, e com uma concorrida sessão de autógrafos.

1 comentário:

  1. Uma óptima actividade que cumpriu os seus objectivos: incentivar a cada vez mais à leitura.
    Parabéns a Margarida F. Santos e a todos os elementos organizadores e intervenientes!!!

    ResponderEliminar