2 de Abril: Dia Internacional do Livro Infantil



Desde 1967, no dia 2 de Abril, data do aniversário de Hans Christian Andersen (1805-1875), comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil, com o objectivo de "inspirar o amor à leitura e chamar a atenção para os livros infantis".

Todos os anos, por esta ocasião, o IBBY - Internacional Board on Books for Young People- convida um autor para redigir uma mensagem dirigida a todas as crianças e um ilustrador para conceber um cartaz.

Este ano, O Egipto foi o país responsável pela produção e divulgação de materiais alusivos ao dia.

Leia a mensagem deste ano, difundida em Portugal pela APPLIJ - Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil, secção portuguesa do IBBY


Mensagem de 2009

«Eu sou o mundo e o mundo sou eu,
porque através do meu livro
posso ser quem quiser.
Palavras e imagens, versos e prosa,
levam-me a lugares vizinhos e distantes.

Na terra dos Sultões e do ouro,
mil histórias se revelam,
tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
Génios, Ghouls e Simbades
contam os seus segredos a Sherazade.
A cada palavra, em cada página, viajo no tempo e no espaço.
E nas asas da fantasia o meu espírito atravessa terra e mar.
Quanto mais leio, mais compreendo que, com o meu livro,
estarei sempre na melhor das companhias.» … Autor: Hani D. El-Masri
(Tradução de Paulo Izidoro)

Sem comentários:

Enviar um comentário