06/03/09 Semana da Leitura - Conversa com o escritor Vergílio Alberto Vieira e os alunos do 2.º ciclo na BE


Foi uma manhã intensamente vivida na BE na presença do escritor Vergílio Alberto Vieira, que encantou os alunos do 2.º ciclo com as suas histórias fantásticas, os seus maravilhosos poemas, as vivências da sua infância e as recordações das suas viagens. Tudo isto retirou, qual ilusionista, de uma mala mágica, cheia de livros e de "souvenirs" tais como o agulheiro da sua querida mãe já falecida, uma caixinha de música, a campainha de uma cabra, uma pedra em forma de rosa esculpida pelos ventos do deserto marroquino e outra em forma de cabeça de mocho, esculpida pelos ventos e marés da Normandia...

Na verdade, procurou valorizar os pequenos nadas, as pequenas maravilhas, que actualmente tendem a passar despercebidas aos mais jovens e que bastariam para construir a sua felicidade.
O escritor surpreendeu todos com a sua capacidade de comunicação, com o seu sentido de humor e com a forma talentosa e expressiva como leu alguns dos seus textos, dando-lhes cor, ritmo e musicalidade.
Num diálogo interactivo com os jovens, procurou despertar a sua curiosidade face a tudo o que os rodeia; consciencializá-los para a importância da leitura e de valores tais como a amizade, o respeito pelos mais velhos, a defesa do ambiente...
No tocante ao tema da ecologia, refira-se que, com vista à preparação do encontro, foi lida e comentada nas aulas de LP e de Estudo Acompanhado a obra "O Circo de Papel", cuja temática foi maravilhosamente transportada para a BE pelas mãos sensíveis e criativas da Prof.ª Emília Abreu e seus alunos do 8.º A, que criaram um cenário exclusivamente com material reciclado. Os alunos do 8.º B, apoiados dramática e musicalmente pelo prof. António Neiva e visualmente pela prof.ª Catarina Trigo, trouxeram alegria e musicalidade, representando os diferentes tipos de papel.

Parabéns também aos alunos que participaram com interesse e civismo na actividade e aos professores por todo o trabalho colaborativo.

Queremos mais momentos como estes a coroar a Semana da Leitura!

Sem comentários:

Enviar um comentário