À conversa com...Raquel Ramos


«Diário de Ana Joana, 12 anos, 1,36 m de altura»
de Raquel Ramos
No âmbito das atividades de dinamização da Feira do Livro de Natal, os alunos do 7º ano estiveram à conversa com a escritora Raquel Ramos à volta do "Diário de Ana Joana, 12 anos - 1,36 m de altura", uma das suas mais recentes criações literárias, recomendada pelo PNL para este nível etário.
Foram duas sessões bem animadas nas quais a autora convidada prontamente respondeu às inúmeras questões colocadas pelos jovens leitores acerca da génese da sua obra e sobretudo da  protagonista Ana Joana cuja idiossincrasia  a todos impressionou. Na verdade, esta adolescente,  "que não quer ser médica, professora ou engenheira, mas sim política", que sabe bem o que quer e que nunca desiste dos seus sonhos, revela-se mentalmente muito "à frente"... 
 Uma verdadeira referência!
Maria Raquel Medeiros Oliveira Ramos nasceu em Paris, mas passou a sua infância e juventude em Chaves. Casada e mãe de três filhas, reside presentemente em Vila Praia de Âncora.
    É professora de Inglês e Alemão na Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira e exerce ainda a função de Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas escolares, coordenando a ação dos professores bibliotecários do distrito de Viana do Castelo e do concelho de Esposende. Pelo percurso, apaixonou-se também pela escrita e vai já na sua quarta obra.


Dos trabalhos de leitura da obra com vista à preparação do encontro, partilhamos os vencedores do concurso de leitura "Este Mês vamos ler..." nas modalidades comentário e desenho.
 COMENTÁRIO
O “Diário de Ana Joana…” é um livro da autoria de Raquel Ramos que retrata a vida de uma adolescente que, embora ainda pequenina fisicamente, é já bem grande na inteligência. Ana Joana é uma miúda apaixonada mas, surpreendentemente, não é piegas e já gosta muito de política. Além disso, gosta também muito de gatos. A combinação destes elementos faz dela uma rapariga muito original e isso é meio caminho andado para lhe acharmos piada e querermos seguir as suas aventuras até ao fim.
Esta jovenzinha é muito focada nos seus objetivos, de tal modo que até tem um lema de vida: «Eu consigo!» e, levada por este lema, repete com frequência a interjeição «Oxalá!». .../... 
Sofia Gomes – 8ºA

Ler o comentário completo AQUI.



DESENHO
 Ivone Marques - 8º A

Sem comentários:

Enviar um comentário