Sessão de Homenagem à escritora Luísa Dacosta na BM

Alunos do 12.ºA na Biblioteca Municipal na sessão de homenagem à escritora Luísa Dacosta

Respondendo prontamente ao convite da BM, a turma do 12.º A, acompanhada pela respetiva docente de Português, marcou presença na sessão de homenagem à escritora Luísa Dacosta e visitaram a exposição gráfica da artista Cristina Valadas. 
Deixamos aqui o nosso agradecimento à Câmara Municipal, que assegurou o transporte dos alunos e um bem-haja à docente Rosa Cruz, que, onde quer que participe com os seus alunos, enaltece a nossa escola.
                           
Partilhamos aqui a excelente crónica da autoria da docente de Português, Rosa Cruz, sobre o evento.
"(DES)LIBRINAR"
Nota prévia:
Não estranhem o neologismo.
A névoa ficará cada vez menos densa ao longo do texto. A literatura concede essas possibilidades.

Hoje descobrimos, na essência, a escritora Luísa Dacosta. A Mulher-Autora de uma obra dorida e bela; uma metáfora vital, na medida em que presta um novo sentido à sua própria sobrevivência. A Mulher de causas — ainda que não de movimentos — mais compreendida como professora que como escritora. A pedagoga que nunca quis ser metodóloga porque queria ser livre. A professora que começou a escrever porque detestava “aquelas horrorosas seletas” dos anos de antes da liberdade, deformadoras do desenvolvimento equilibrado dos seus alunos.
[Compreensível, não é? Mas, para aquela época, era necessário ser muito corajosa para desafiar o sistema e não fazer coro com a praxis].

Continue a leitura da crónica aqui (DES)LIBRINAR
Biblioteca Barroselas
Escreve um comentário...

Sem comentários:

Enviar um comentário