Encontro com Pepetela
No passado dia 21 de Maio, tivemos o privilégio de contar com a presença, na nossa Biblioteca, de Pepetela, pseudónimo do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos. Licenciado em sociologia, em 1961, faz a opção política que viria a mudar o rumo da sua vida e a marcar toda a sua obra, tornando-o um narrador de uma história de Angola que conhece, porque a viveu. Em 1963, Pepetela tornou-se militante do MPLA, Movimento Popular para a Libertação de Angola, e em 1975, com a independência, é nomeado Vice-Ministro da Educação no governo de Agostinho Neto.
Quando abandona a vida política, opta pela carreira de docente de sociologia na faculdade de arquitectura em Luanda.
A atribuição do Prémio Camões, em 1997, confirmou o seu lugar de destaque na literatura lusófona.
Foi através de um discurso cativante, moderado pelo professor José Pinto, que nos falou do seu percurso académico, político e da sua obra, suscitando momentos de interacção e de curiosidade, por parte de alunos e professores presentes.
Num ambiente quente, com um cenário composto por adereços e aromas de África, esta conversa foi animada com música, dança e poesia de origem africana, interpretadas por professores e alunos.
Agradecemos a todos os que colaboraram para que esta actividade se concretizasse com o sucesso evidenciado e apresentamos especial reconhecimento à ACARF, associação responsável pela presença do escritor na nossa Escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário