À Conversa com Rui Cardoso Martins
No passado dia 19 de Fevereiro, a Escola contou com a presença de Rui Cardoso Martins. Jornalista fundador do Público, conta com dois prémios Gazeta de Jornalismo. Como repórter cobriu, entre outros acontecimentos, o cerco de Sarajevo e Mostar, na Guerra da Bósnia, e as primeiras eleições livres na África do Sul.
Argumentista fundador e sócio das Produções Fictícias, é co-criador do programa satírico Contra-Informação, que escreve desde o primeiro episódio. Foi co-autor de Herman Enciclopédia, escreveu para Conversa da Treta (rádio, televisão e teatro) e para o jornal Inimigo Público. Co-autor da série dramática Sociedade Anónima, da RTP. No cinema, é autor do argumento e guião originais da longa-metragem Zona J. O seu primeiro romance, E Se Eu Gostasse Muito de Morrer (Dom Quixote, 4ª edição), foi publicado em Espanha e na Hungria. “Deixem Passar o Homem Invisível” é o seu último romance. Tem contos editados em diversas revistas literárias (Ficções, Egoísta, Magyar Lettre Internationale).
Rui Cardoso Martins esteve “À Conversa” com os alunos do Ensino Secundário, iniciando este encontro com a representação de um excerto do seu último romance, pelo professor António Neiva, e com uma réplica do programa televisivo Contra-Informação, apresentada pelos alunos Moisés e Bruno da turma A do 12º Ano, dois momentos altos que mereceram elogios do nosso convidado. De seguida, estabeleceu-se um diálogo cheio de entusiasmo, do qual emergiram interacções muito pertinentes e enriquecedoras.

1 comentário:

  1. Foi um grande momento vivido na nossa BE! Gostei imenso de conhecer o Rui Cardoso Martins!

    ResponderEliminar