27, 28 e 29 de Abril: Semana da Ciência - Actividades na e com a BE

A Semana da Ciência teve o seu apogeu no dia 28 de Abril, Dia da Ciência e da Tecnologia, com dinamização, pelo Departamento das Ciências Exactas, Naturais e Tecnologias, de várias actividades laboratoriais / experimentais, exposições e palestras, abertas a toda a comunidade escolar.

Mas algumas actividades decorreram também em articulação com a Biblioteca Escolar, das quais deixamos aqui alguns registos:

Feira do Livro Científico-Tecnológico:



Exposições: Charles Darwin e outros cientistas/matemáticos famosos



Palestra "Darwin e a Evolução", proferida pela Dra Isabel Mina, da Universidade do Minho para alunos do 11.º ano e professores.



A sessão foi promovida pela professora de Ciências / Biologia e Coordenadora do DCENT, Clara Ferreira, que apresentou a oradora e coordenou as actividades com a BE.

O painel alusivo a Darwin e toda a decoração que serviu de pano de fundo à palestra, é uma excelente execução dos professores Catarina Domingues e Marcial Passos.

A Dra. Isabel Minas apresentou, de uma forma viva e bem documentada, a biografia de Darwin e referiu-se à sua observação das espécies /Teoria da Descendência com Modificações, frisando que este nunca utilizou o termo evolução. Contudo, o centro das atenções dos participantes foram,sem dúvida, os maravilhosos registos fotográficos apresentadas, que a oradora trouxe da recente viagem de estudo que realizou recentemente às Ilhas Galápagos (arquipélago de 13 ilhas e 15 ilhotas vulcânicas pertencente ao Equador), onde o naturalista inglês aportou em 1835, quando tinha 26 anos, numa expedição a bordo do navio "Beagle". Estas ilhas forma fundamentais para os estudos de Darwin, tendo aí observado muitas espécies que inspiraram a sua chamada "Teoria da Evolução".

Projecção de filmes:

Nas tardes de terça e quarta-feira, foram exibidos dois filmes com interesse científico, designadamente o documentário "Uma verdade Inconveniente" sobre a temática do Aquecimento Global, realizado com base nas conferências de Al Gore e ainda "Master and Commander", que também levou os espectadores até às Ilhas Galápagos.

Sem comentários:

Enviar um comentário