03/03/09 Semana da Leitura: Ler em várias línguas/ Ler Português com vários sotaques/ Conversa com estudantes Erasmus



Foi uma manhã dedicada ao multilinguismo, celebrando-se a diversidade das línguas e das culturas existentes no espaço europeu.
Foi bom contar com a participação de toda a comunidade escolar, isto é alunos, ex-alunos, professores, encarregados de educação, elementos da comunidade local, e foi possível ler/ouvir ler /falar em várias línguas, isto é português, espanhol, italiano, francês, inglês, alemão, ucraniano, chinês...

Chamou-se a atenção para a necessidade de aprendermos a falar mais e melhor línguas estrangeiras, pois a união europeia conta com 27 estados membros e 23 línguas oficiais , mas apenas metade dos cidadãos europeus consegue manter uma conversa num segundo idioma; o que, na actual economia globalizada, constitui um real problema.

O testemunho dos estudantes Erasmus foi muito pertinente; estes incentivaram os jovens a interessar-se pela aprendizagem das línguas, pois o seu domínio é imprescindível e irá facilitar as suas futuras experiências estudantis e profissionais na Europa.
QUEREMOS MAIS GENTE A FALAR MAIS LÍNGUAS!

4 comentários:

  1. Foi bom e foi lindo de ver e ouvir: estudantes e educadores a falar e ouvir falar diversas línguas em sotaques diferentes. Interessantes os textos. Muito bem os estudantes Erasmus: óptimo testemunho, boa presença, exposição brilhante e experiência adulta. É com uma Escola assim que iremos para diante! Bem-haja a todos! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela quantidade e qualidade das iniciativas.
    Paula Cruz

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Pe Fernando pela sua disponibilidade e por nos conseguir sempre surpreender. Quem diria que "parla" tão bem italiano!
    Foi um prazer tê-lo de novo connosco. Contamos consigo para outras revelações...

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Paula pelo incentivo.

    ResponderEliminar