27 de Outubro:Dia Internacional da Biblioteca Escolar


DIBE - Ensino Básico:
A festa da BE iniciou com o "Hino aos livros e à leitura" brilhantemente cantado e musicado pelo professor Adelino Queirós e alunos do 7.º B, seguindo-se a abertura do "Baile da Biblioteca" ao som do qual as personagens e os autores "saíram" magicamente das estantes e dos livros, desfilando na BE e lendo/representando excertos dos mesmos. Depois, deambularam pela escola e foram surpreender os alunos nas salas de aula.
Foi uma forma interessante e inovadora de envolver os alunos do Ensino Básico na motivação para a leitura das obras do PNL! É também de destacar o trabalho cooperativo desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa e de Expressões, que caracterizaram de forma singular a fada Oriana, o rapaz de bronze, Ulisses, Alice no país da matemática, o Cavaleiro da Dinamarca, Dante e Beatriz, a gaivota e o gato que a ensinou a voar, a trisavó de pistola à cinta, o diabo e o anjo, a musa Clio, o árabe e o polícia, Eça de Queirós e tantos outros...
Ao longo da manhã, foram exibidas em Power-Point imagens da mais belas Bibliotecas do Mundo e distribuídos marcadores. A planta tridimensional da nossa BE, uma concepção do aluno Cláudio da turma CPI, também chamou a nossa atenção.



DIBE: Ensino Secundário
Notável foi o desempenho dos alunos do 11.º ano que, numa "aula" viva e dinâmica, celebraram o 4.º centenário do Pe António Vieira, exibindo aos alunos do 12.º ano e a todos os presentes os seus conhecimentos sobre a biobliografia do autor, para o que contaram com a orientação da sua professora de Português,Carla Lima.
Destaque para a brilhante e divertida actuação do "Pe António Vieira" (Tiago Campelo), também ele ressuscitado, e dos seus assessores (Moisés e Catarina)que de forma divertida, mas bem documentada, responderam às questões do público.
Fundamental também a prestação do professor Fernando Ferreira que se referiu à "Mundividência" do Pe António Vieira e ao seu "Sermão aos Peixes". O nosso obrigado por ter regressado à escola e por todo o apoio prestado!
Surpreendente e convincente a pregação do referido Sermão (excerto) pelo nosso querido professor e actor António Neiva.
Comovente a leitura expressiva dos poemas de Fernando Pessoa e Miguel Torga dedicados ao Pe António Vieira, feita pelos alunos Joana Campelo e Nelson Esteves.



DIBE: Parte da tarde
Muitos alunos assistiram à leitura expressiva/declamação de poemas ligados à temática dos livros e da leitura realizada pelos alunos do Clube de Expressão.
Foi novamente entoado o "Hino aos livros e à Leitura" e projectado o vídeo "O Baile da Biblioteca" dos "Cabeças no Ar". Também foram exibidas, em Power-Point, imagens das mais belas Bibliotecas do Mundo e a planta da nossa Biblioteca. Por fim, foram distribuídos marcadores de livros.
O nosso obrigado aos alunos e professoras do Curso Profissional de Informática que nos prestaram um apoio incondicional no que se refere às Tecnologias de Informação.

2 comentários:

  1. Foi lindo, como estou a observar, o Dia da Biblioteca Escolar - lindo e cheio de significado, pela alegria, descontracção e gosto que todos «colocaram» na sua participação. É deveras reconfortante observar todas estas imagens de crianças, jovens e agentes de educação que apostam nos valores da cultura e da arte, que sabem estar e sabem fazer. Aliás, toda a comunidade educativa se deixou «contagiar» por este sopro de vida escolar. Gostei de «voltar à escola» e recreear-me com tudo o que vi e ouvi, e repovoar o meu imaginário com imagens, cores e sons criativos e sóbrios. bem-haja a todos. Fernando Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Pe Fernando

    Obrigado por nos ter honrado com a sua presença. O sucesso do Dia da Biblioteca Escolar deve-se também muito a si,graças aos caminhos indicados para adesão dos alunos do ensino secundário (que tiveram um óptimo desempenho) e à sua forma peculiar, segura e serena de lhes transmitir saberes e valores, destacando a sua paixão pelos livros.
    De certeza que ficaram contagiados.

    Esperamos tê-lo de novo connosco brevemente!

    Belisanda Brandão

    ResponderEliminar