Parabéns aos vencedores dos concursos de leitura "O Livro do Mês - 2º ciclo" e "Este Mês Vamos Ler... - 3º ciclo".
Os prémios serão entregues na Festa de Natal.
Continuem a participar...
"Quem LER+ lê melhor; quem lê melhor lê mais"!
A proposta para a próxima edição já está disponível na BE.
05 novembro 2016
5 de novembro | Dia Mundial do Cinema
Esta sexta-feira (4/11), celebrou-se antecipadamente o
Dia Mundial do Cinema com a projeção de alguns filmes na nossa Biblioteca Escolar.
Assim, de manhã, foi possível visionar duas pérolas do
cinema de animação do país do sol nascente: A Viagem de Chihiro, de 2003, e A
Princesa Mononoke, obra prima de 1999. Os dois filmes foram realizados por
Hayao Miyazaki, nascido em Tóquio ,a 5 de Janeiro de 1941, e que é um dos mais
famosos e respeitados criadores do cinema de animação japonesa. Apesar de o seu
nome não ser familiar aos portugueses, foram muitas as gerações que viram, sem
saberem quem era, series animadas como a Heidi, o Marco ou o Conan, o rapaz do
futuro, que realizou e em cujos desenhos colaborou ativamente.
Os filmes do Miyazaki usam temas recorrentes como a
relação da humanidade com a natureza e tecnologia, e a dificuldade de manter
uma ética pacifista. Nos seus filmes, ele costuma retratar os protagonistas
como meninas fortes e independentes ou jovens mulheres.
No primeiro filme, Chihiro é uma menina de 10 anos que
acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que
vai mudar de casa fica furiosa. Na viagem, Chihiro percebe que seu pai se
perdeu no caminho para a nova cidade, indo parar defronte um túnel,
aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de
Chihiro decidem entrar no túnel e Chihiro vai com eles. É o início da jornada
de Chihiro por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual
humanos não são bem-vindos.
No segundo filme, A aldeia de Ashitaka é invadida por um
estranho demónio e quem resolve enfrentá-lo é o corajoso príncipe. Ele luta com
o bicho e consegue matá-lo, mas antes fica com o braço ferido e é contaminado
por uma maldição. Ele irá se corroer pelo ódio até se tornar um demónio igual
ao outro e morrer, a não ser que ele vá atrás da cura na floresta.
Os dois filmes são um espetáculo visual deslumbrante, com
uma animação clássica, manual, rica em cores e detalhes, e com bandas sonoras
de uma beleza quase melancólica, capazes de emocionar quem assiste aos filmes,
como o faz o bom cinema em geral.
À tarde, no âmbito da iniciativa “Um livro/um filme”, foi
exibidoo filme Marley & eu, baseado no livro de John Grogan, tendo sido
facultado aos alunos um guião de visualização.
27 outubro 2016
Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Está manhã,
tivemos, na BE um exímio contador de histórias que, entregando o seu
corpo, a sua voz e os seus afetos, conseguiu dar vida a “A história
encantada de uma biblioteca abandonada”, interagindo com o público, que
se deixou seduzir pelo poder mágico das suas palavras. Rui Ramos criou
uma forte empatia com os alunos do 2º ciclo, fazendo com que estes
assumissem um papel ativo, escutando, imaginando e rindo, transportados
para o mundo maravilhoso de uma biblioteca onde é possível viver
fantásticas aventuras.
Estes momentos revelam-se essenciais para os
nossos jovens, pois a narrativa de pequenas histórias, repletas de
sonho, de beleza e de valores, proporciona-lhes momentos de reflexão e
ao mesmo tempo de libertação de tensões.
Contamos com o apoio da Opera Omnia.
24 outubro 2016
Projeto "Ler+ Jovem" -
QUANDO UM PROJETO DE LEITURA ARRANCA SOB A ÉGIDE DA ALQUIMIA DO CHOCOLATE E EXTRAVASA NUM JORRO DE AFETOS INTERGERACIONAIS
Receita superiormente validada e sem contraindicações.
Foi assim no dia 24.10.2016, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (DIBE). Um grupo de alunos do 10.º ano (10ºA) leu e preparou previamente uma apreciação crítica do livro «Chocolate», de Joanna Harris, nas aulas de Português. Objetivo: receber e apresentar-se de um modo doce ao seu parceiro no Projeto Ler+Jovem – a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas (ARPB) – seduzindo-o para a leitura da obra. A ARPB ripostou com um extraordinário texto em verso de elogio aos jovens e dramatizou uma narrativa, também em verso, sobre a relação avós-netos. A professora bibliotecária, transformada em Vianne Rocher, confecionou a delícia com que se encerrou o momento e um grupo de assistentes operacionais tratou do achocolatamento líquido da celebração. Houve também Vinicius de Moraes, selfies e ‘as penas de uma andorinha’ a compor o laçarote deste embrulho de sensações.
Assim misturados todos os ingredientes, a sessão resultou numa gulosa e irresistível receita de mútuos afetos, nos atos e nas palavras, num contágio difícil de sufocar de tão espontâneo e genuíno. Uma surpreendente “caixinha de bombons”, delicadamente desembrulhada e saboreada a preceito, de onde, por artes mágicas da palavra, brotou reciprocidade, ternura, vitalidade e compromisso. Uma bela ode ao livro e à leitura; um hino aos afetos. Um aperitivo muito requintado para abrir o apetite aos “manjares” que se seguirão.
Esteve tudo a condizer! Foi uma sensação!
Oportunamente, reportagem pormenorizada da cerimónia inaugural do projeto Ler+Jovem.
Texto de Rosa Cruz (Docente de Português da turma 10.ºA)
Receita superiormente validada e sem contraindicações.
Foi assim no dia 24.10.2016, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (DIBE). Um grupo de alunos do 10.º ano (10ºA) leu e preparou previamente uma apreciação crítica do livro «Chocolate», de Joanna Harris, nas aulas de Português. Objetivo: receber e apresentar-se de um modo doce ao seu parceiro no Projeto Ler+Jovem – a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas (ARPB) – seduzindo-o para a leitura da obra. A ARPB ripostou com um extraordinário texto em verso de elogio aos jovens e dramatizou uma narrativa, também em verso, sobre a relação avós-netos. A professora bibliotecária, transformada em Vianne Rocher, confecionou a delícia com que se encerrou o momento e um grupo de assistentes operacionais tratou do achocolatamento líquido da celebração. Houve também Vinicius de Moraes, selfies e ‘as penas de uma andorinha’ a compor o laçarote deste embrulho de sensações.
Assim misturados todos os ingredientes, a sessão resultou numa gulosa e irresistível receita de mútuos afetos, nos atos e nas palavras, num contágio difícil de sufocar de tão espontâneo e genuíno. Uma surpreendente “caixinha de bombons”, delicadamente desembrulhada e saboreada a preceito, de onde, por artes mágicas da palavra, brotou reciprocidade, ternura, vitalidade e compromisso. Uma bela ode ao livro e à leitura; um hino aos afetos. Um aperitivo muito requintado para abrir o apetite aos “manjares” que se seguirão.
Esteve tudo a condizer! Foi uma sensação!
Oportunamente, reportagem pormenorizada da cerimónia inaugural do projeto Ler+Jovem.
Texto de Rosa Cruz (Docente de Português da turma 10.ºA)
24 de outubro | Dia Internacional da Biblioteca Escolar
Para assinalar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a turma B2B
do Centro Escolar de Barroselas, com orientação da respetiva
professora, Mónica Araújo Rocha, elaborou um ACRÓSTICO alusivo ao tema.
Aqui está uma linda homenagem à Biblioteca!
Parabéns às crianças e à professora!
Biblioteca é um espaço com muitos livros;
Interessante, porque podemos ler sobre temas diferentes.
Barroselas tem Bibliotecas nas suas escolas.
Lê-se e trabalha-se em silêncio, nestes espaços.
Importante é aproveitar os recursos.
Os cidadãos gostam de ler e ir a Bibliotecas.
Temos regras para utilizar os livros
E é divertido ir à Biblioteca.
Com a Biblioteca aprendem-se muitas coisas.
A Biblioteca é importante para ler, explorar, imaginar, viajar, pesquisar e aprender.
Turma B2B (trabalho coletivo)
Aqui está uma linda homenagem à Biblioteca!
Parabéns às crianças e à professora!
Biblioteca é um espaço com muitos livros;
Interessante, porque podemos ler sobre temas diferentes.
Barroselas tem Bibliotecas nas suas escolas.
Lê-se e trabalha-se em silêncio, nestes espaços.
Importante é aproveitar os recursos.
Os cidadãos gostam de ler e ir a Bibliotecas.
Temos regras para utilizar os livros
E é divertido ir à Biblioteca.
Com a Biblioteca aprendem-se muitas coisas.
A Biblioteca é importante para ler, explorar, imaginar, viajar, pesquisar e aprender.
Turma B2B (trabalho coletivo)
24 de outubro | Dia Internacional da Biblioteca Escolar - À conversa com Ricardo Frade... à volta do livro "Pé descalço... da Suécia a Portugal sem um tostão".
Com a sua energia contagiante, o seu discurso fluente, o seu poder de persuasão e muito humor à mistura, Ricardo Frade encantou os alunos dos 8º e 9º anos presentes na BE.
A narrativa das suas experiências de viagem "da Suécia a Portugal, sem um tostão", em apenas 13 dias, permitiu demonstrar"que os problemas da vida são só uma questão de perspetiva e que é possível dar a volta às situações mais difíceis".
O autor desafiou os jovens a saírem da sua zona de conforto, a aproveitarem as oportunidades que a vida lhes apresenta e a serem eles próprios a traçarem e a construir o seu futuro, sendo esta a condição essencial para a sua realização pessoal e para alcançar a felicidade.
21 outubro 2016
19 outubro 2016
Comemoração do "Dia Internacional de Biblioteca Escolar" - Dia 24 de outubro - 2ª feira
Para celebrar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, na próxima 2ª
feira, dia 24, gostávamos de poder sentir a presença da comunidade
educativa. Contamos convosco!
Às 14h30, vamos estar à conversa com Ricardo Frade, que por certo nos vai surpreender com a sua narrativa "Pé descalço... Da Suécia a Portugal sem um tostão. Participem!
Às 14h30, vamos estar à conversa com Ricardo Frade, que por certo nos vai surpreender com a sua narrativa "Pé descalço... Da Suécia a Portugal sem um tostão. Participem!
17 outubro 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)











