À conversa com Pe. Fernando Ferreira e
alunos do 10.º ano
Padre Fernando Ferreira engrandece Semana das Leituras na Escola de Barroselas90 Minutos de ouro na semana dos ELOS DE LEITURA
O ato de criação poética: um estímulo para a superação das limitações do SER, porque
«A linguagem é a casa do Ser» (Heidegger)
e
«Um poema faz-se de tudo…» (Fernando Ferreira)
A escola é, para além de tudo, um legado de intensos afetos, como ficou
comprovado no dia 24 de fevereiro de 2016. No seu regresso ao lugar
onde há oito anos terminou um ciclo de 15 anos consecutivos de docência
dedicada e profissionalismo, “mantém inalterável o seu bilhete de
identidade”. Recebemo-lo com regozijo e expectativa e retribui-nos com
sabedoria cheia de humildade, ductilidade, serenidade e humor quanto
baste. P.e Fernando Ferreira apresentou-se a uma plateia de jovens de
10.º ano como homem, sacerdote, professor, pensador e poeta.
Exímio
captador de paradoxos – dizemos nós – apropriou-se do mote da 7.ª
edição dos «Contornos da palavra» e explorou com os alunos a
plurissignificação do vocábulo «contorno(s)». Subtilmente, exortou-os
com o desafio de hermenêutica assente na máxima de Heidegger: «A
linguagem é a casa do SER»: o Ser em si versus o Ser aí, fazendo
aparecer os conceitos de Humanismo e Comunhão que estão subjacentes ao
segundo termo do Ser. E de repente, aí estava o tema dos «Elos de
leitura».
Escutamos «Nascimento» da sua própria autoria, sobre o
ato de escrita e a aventura implícita na “possibilidade do poema”. Toda a
inspiração – disse – nasce de experiências interiores do transcendente,
um fenómeno que, tem a certeza, acontece a todos. Saltaram à praça
outras palavras, jogadas pela plateia atenta, para compor os traços
dessa musa; e veio a pena, o talento, a convicção, a emoção, a
intervenção. Anuiu e aplaudiu. Corroborou com Pablo Neruda e a
capacidade demolidora da poesia e convocou Ricardo Reis persuadindo-nos à
autenticidade «Põe quanto és no mínimo que fazes». (...). Continua a ler AQUI
RosaCruzA Biblioteca é um lugar de comunicação, de partilha de saberes, mas e também um lugar de afetos, de memórias... E, como há pessoas que por cá passaram que jamais poderemos esquecer, porque são grandes referências e autênticas "bibliotecas", convidámos o professor Fernando Ferreira, aposentado do ensino há 6 anos, para vir falar com os alunos do 9º (EV) e do 11º ano, no âmbito da disciplina de EMRC, acerca das suas leituras e da sua escrita, designadamente da sua mais recente criação "Itinerário espiritual de Santa Gema Galgani".
Puro momento de reflexão espiritual.
Deambulação na Biblioteca de ícones/personagens da cultura francesa. Tivemos uma entrevista a"Coco Chanel" e a visita de Tintin, Luky Luke, Les frères Dalton, Zinedine Zidane...

















